Nesta semana, mais precisamente no dia 25 de agosto, celebrou-se o quarto centenário do pioneirismo de Galileu ao observar o céu com a primeira luneta astronômica
(Scientific American Brasil) A data celebra o momento em que o astrônomo começou a produzir os próprios telescópios e a observar o céu.
Anos antes, ele já tinha observado detalhadamente a superfície da Lua, descoberto as quatro maiores luas de Júpiter e começado a revolucionar nossa visão sobre a posição que a Terra ocupava no Universo.
Nos anos seguintes, apesar do ofuscamento que podia levar à cegueira, Galileu dedicou-se à observação das manchas solares, que foram exaustivamente descritas e ilustradas em suas notas.
No dia 25 de agosto de 1609, Galileu mostrou à corte veneziana, o funcionamento e as vantagens militares do seu telescópio aperfeiçoado. Isso lhe rendeu a duplicação do salário e um cargo vitalício na Universidade.
Antes de agosto de 1609, outros já tinham tentado patentear o telescópio e outros ainda teriam superado Galileu na tentativa de estudar a Lua em detalhes. Mas foi o italiano, mestre da física e da matemática quem, indubitavelmente, colocou um ponto final na discussão, publicando o conjunto de memoráveis observações, em 1610.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário