sexta-feira, 29 de maio de 2009

90 anos de comprovação da relatividade

(Maria Norma Maia Soares - O Povo) Para observar o eclipse total do sol ocorrido em 29 de maio de 1919 – evento que comprovaria a Teoria da Relatividade de Einstein –, dois lugares estavam na linha de totalidade da visão do fenômeno: a cidade de Sobral e a Ilha do Príncipe na Guiné, então pertencente a Portugal.

A circunstância climática foi mais favorável à observação em Sobral, dando-se o oposto com o eclipse visto da Ilha do Príncipe, sendo portanto, bem menor a contribuição da experiência da equipe chefiada por Eddington e apoiada pelo Observatório Astronômico de Lisboa que para lá se deslocou.

Entretanto, quem mais comemora é Portugal. Enquanto não se fala em celebrações por aqui, uma vasta programação alusiva aos 90 anos da comprovação da teoria de Einstein está sendo elaborada pela Sociedade de Geografia de Lisboa, pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), pelo Centro Multidisciplinar de Astrofísica (Centra), pelo Observatório Astronômico de Lisboa e pela Associação Cientistas do Mundo, organização não governamental de jovens cientistas.

Da programação, constam ciclo de conferências em Lisboa e o deslocamento à Ilha de São Tomé e Príncipe, onde também serão proferidas conferências. Tudo isso, contando com a participação de físicos e astrônomos portugueses, do Brasil e do Reino Unido.

Para as instituições envolvidas o motivo maior da programação é que se trata de uma descoberta científica de relevo internacional cujo fenômeno observado em Sobral resultou na confirmação da Teoria da Relatividade.

As comemorações de efeméride deste porte, geralmente, se estendem por todo o ano, o que significa que daria para o Ceará se engajar, ou mesmo, isoladamente, comemorar, tentando assim despertar o interesse de jovens alunos para as ciências, já que da Teoria da Relatividade provém a invenção de aparelhos eletrônicos tão ao gosto da juventude, como telefones, MP3, GPS, que eles utilizam compulsivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário