domingo, 22 de novembro de 2009

Dedo da mão direita de Galileu é exibido na Itália

Dedos e dente do famoso cientista serão expostos na reabertura de museu italiano

(Terra) Um dos dedos da mão direita do famoso cientista italiano Galileu Galilei, que viveu entre 1564 e 1642, foi exibido nesta sexta-feira em Florença, na Itália. O membro foi retirado do cadáver do célebre astrônomo em 1737 quando estava sendo transportado para o túmulo monumental na Basílica de Santa Croce. As informações são da agência AFP.

Segundo a agência francesa, uma exposição sobre Galileu marcará a reabertura do Instituto e Museu de História da Ciência de Firenze. Nela, outras três relíquias do pesquisador serão exibidas pela primeira vez ao público - outros dois dedos e um dente, considerado perdido por mais de um século e reencontrado recentemente por um colecionador.

Galileu, nascido em 15 de fevereiro de 1564, em Florença, foi o responsável por melhorar significativamente o telescópio refrator, além de fazer importantes descobertas como as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, os quatro grandes satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e aglomerações de estrelas da Via Láctea.

Mesmo pioneiro em observações astronômicas, o pesquisador não teve uma vida fácil. Foi condenado por heresia pelo Tribunal da Inquisição, da Igreja Católica, por aderir à teoria do heliocentrismo, proposta por Copérnico. Ele também acreditava que o Sol era o centro do universo e não a Terra. Morreu em 8 de janeiro de 1642 e foi enterrado na Basílica de Santa Croce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário