quarta-feira, 14 de abril de 2010

'Audaciosamente indo...'

(Cesar Baima - O Globo) Muitas efemérides marcam estes últimos dias na história da conquista espacial. Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin tornava-se o primeiro homem a entrar em órbita da Terra. Do alto, Gagarin informou: "A Terra é azul".



Já há 40 anos, em 11 de abril 1970, partia da base americana de Cabo Canaveral, na Flórida, a missão Apolo XIII. Seu fracasso em atingir a Lua, no entanto, acabou virando um sucesso para a NASA: a volta em segurança dos astronautas John Swigert, Fred Haise e James Lovell mobilizou os EUA e reacendeu o interesse pela corrida espacial, que se esvanecia menos de um anos após Neil Armstrong e Edwin 'Buzz' Aldrin se tornarem os primeiros homens a pisar no satélite, em julho de 1969.

Em 12 de abril de 1981, por sua vez, um ônibus espacial fazia seu primeiro voo, a partir mesma base americana. A bordo do Columbia estavam apenas o comandante John Young e o piloto Robert Crippen. A nave passou no teste e continuou sendo usada em missões até o fatídico dia 1º de fevereiro de 2003, quando acabou destruída durante sua reentrada na atmosfera, levando consigo os sete integrantes da tripulação, os astronautas Rick Husband, Willie McCool, Michael Anderson, Kalpana Chawla, David Brown, Laurel Clark e Ilan Ramon.



Desde o vôo de Gagarin, muitas foram as conquistas e perdas da história do homem no espaço. Os investimentos e sacrifícios, no entanto, só reforçam a necessidade de a humanidade não desistir e continuar na sua caminhada rumo às estrelas a partir deste pequeno e pálido ponto azul que apenas temporariamente ocupamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário