sábado, 1 de maio de 2010

BRINCANDO DE ERATÓSTENES

Terra, esférica, vista da Lua numa das missões Apollo



(Física na Veia) Eratóstenes (século III a.C.), quando foi diretor da Biblioteca de Alexandria, descobriu por um papiro que em Siena, ao meio-dia do dia 21 de junho, varetas retas e verticais não produziam sombra da mesma forma que as colunas dos templos ou qualquer outra edificação vertical.

Eratóstenes conclui que a ausência de sombra significava que o Sol neste dia, nesta hora, e nesta cidade, só poderia estar a pino. E aí pensou: será que quando o Sol está a pino num lugar necessariamente também deve estar a pino em qualquer outro lugar do planeta naquela mesma hora?

Para decifrar o enigma, Eratóstenes resolveu conferir. Aguardou o dia 21 de junho e em Alexandria, exatamente ao meio-dia, constatou que uma vareta vertical tinha sombra!

Pensando mais um pouco Eratóstenes concluiu que isso só poderia ser efeito da curvatura do nosso planeta concluindo que a Terra não poderia ser plana! Confira a ideia na imagem abaixo onde S e A representam Siena e Alexandria.



A história completa deste grande feito de Eratóstenes você pode ler aqui neste post onde mostro como ele conseguiu com este experimento simples e algumas noções básicas de geometria e trigonometria medir a circunferência da Terra. É simplesmente genial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário