segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Primeira estação orbital partiu da Terra há 25 anos

A estação espacial soviética MIR, o primeiro complexo de investigação científica habitado fora da Terra, foi lançada há precisamente 25 anos, tendo orbitado o planeta até 23 de Março de 2001.

(DN - Portugal) O projecto de construção de estações orbitais habitadas começou a ser elaborado em 1976 pela instituição científico-industrial soviética "Energia". Em 1979 começou a ser fabricado o bloco central, bem como equipamentos de bordo e científicos. Porém, em 1984, todos os recursos foram canalizados para o programa de fabrico do vaivém soviético "Buran", o que atrasou o lançamento da estação MIR (Paz).

A construção da primeira estação espacial foi retomada devido à insistência de Grigori Romanov, secretário do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética, que ordenou que os trabalhos ficassem terminados até ao XXVI Congresso do partido, que se realizou entre 25 de Fevereiro e 6 de Março de 1986. Lançado o bloco central, a estação foi alargada com a acoplagem de seis módulos.

A partir de 1995, a MIR começou a receber tripulações internacionais, da Síria, Bulgária, Afeganistão, França, Japão, Grã-Bretanha, Aústria, Alemanha, Eslováquia e Canadá, num total de 14 astronautas. Além disso, pela MIR passaram 44 astronautas norte-americanos no quadro do programa "MIR-Shuttle". No total a estação espacial recebeu 104 astronautas de 12 países.

Em finais dos anos 90 do século XX, a MIR começou a ter problemas técnicos e o Governo da Rússia, alegando falta de meios financeiros, decidiu "afogá-la" no Oceano Pacífico em Março de 2001. Esta decisão foi contestada por alguns cientistas e cosmonautas russos, que consideraram que a estação poderia ser explorada durante mais tempo. A MIR foi substituída pela actual Estação Espacial Internacional.

2 comentários: