segunda-feira, 28 de março de 2011

Ele nos contou que a Terra é azul

O histórico voo espacial do cosmonauta russo Yuri Gagarin e suas implicações nos projetos de viagens espaciais tripuladas que ainda estavam por vir. Após o feito, Gagarin foi recebido no Brasil pelo presidente Jânio Quadros.


Soltando às amarras
(Via Fanzine) Até alguns anos atrás, tudo estava quieto lá em cima. Não havia satélites, lançamentos de foguetes, estação orbital e nem lixo espacial. Mas, alguns homens, com seus pés presos à Terra, sonhavam em navegar no espaço, deixando para trás o seu planeta natal, elevando os seus pés até os astros conhecidos do nosso sistema solar. E um dia, alguém conseguiu deixar a Terra para trás. Depois de experiências diversas, com lançamentos de materiais e até animais à orbita terrestre, finalmente chegara o dia em que o primeiro homem extrapolou a atmosfera e contou para os demais sobre o que viu lá de cima.

O antigo sonho de se soltar das amarras gravitacionais terrestres e buscar as paragens da Lua e outros planetas próximos, somente esboçaria sua realidade a partir da década de 1950. O “sólido” combustível para tais conquistas, vinha da política: a disputa entre os modelos de estado capitalista e socialista. Essa disputa ganharia peso e ação, sabidamente, na transição da década de 1950 para a de 1960.



Nenhum comentário:

Postar um comentário