sábado, 3 de setembro de 2011

Conheça o verdadeiro Programa Apollo

Conjunto de missões da agência espacial americana foi o responsável pela ida do homem à Lua




(iG) A estreia do filme Apollo 18, um falso documentário sobre uma suposta missão secreta da Nasa que teria levado dois astronautas à Lua, reavivou o interesse sobre o Programa Apollo, uma série de 17 missões espaciais realizadas pelos Estados Unidos que tinham o objetivo de levar o homem pela primeira vez ao satélite natural da Terra.

Em maio de 1961, o presidente americano John F. Kennedy propôs ao Congresso americano levar o homem à Lua e trazê-lo de volta em segurança à Terra até o final da década. O feito foi realizado oito anos mais tarde, em 20 de julho de 1969, com a nave Apollo 11, quando os astronautas americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na lua e chegaram são e salvos à Terra quatro dias depois.

Houve ainda mais seis missões que pousaram na Lua até o final de 1972 quando os vôos subsequentes, os Apollo 18,19 e 20, foram cancelados e o programa terminou.

Os custos do projeto como um todo foram astronômicos: em 1973 foram calculados em 25,4 bilhões de dólares, que, atualizados para os dias de hoje, seriam equivalentes a 170 bilhões de dólares (cerca de 280 bilhões de reais).

Veja abaixo as principais missões Apollo:

Apollo 1, em 27/01/1967
A cabine de comando se incendiou durante um treinamento, matando os três ocupantes da cabine, os astronautas Virgil 'Gus' Grissom, Ed White e Roger Chaffee, na que seria a primeira missão tripulada do Programa Apollo.

Apollo 7, em 11/10/1968
Primeira missão tripulada da Apollo após o acidente com a Apollo 1. Os astronautas Walter M. Schirra, Donn F. Eisele e R. Walter Cunningham passaram 11 dias em órbita da Terra para testar a nova cabine, redesenhada após o acidente.

Apollo 8, em 21/12/1968
Primeira vez na história que humanos saíram da órbita da Terra. O destino era circular e fotografar a Lua. Os três astronautas Frank Borman, James Lovell, e William Anders foram os primeiros seres humanos a ver a Terra à distância.

Apollo 9, em 03/03/1969
Primeira missão tripulada a voar com a cabine de comando e o módulo lunar juntos. Os astronautas Jim McDivitt, David Scott, Rusty Schweickart, ficaram em órbita da Terra testando sistemas fundamentais para o pouso na Lua.

Apollo 10, em 18/04/1969
Os trio de astronautas Thomas P. Stafford, John W. Younge e Eugene A. Cernan foram enviados à Lua para fazer todo o procedimento de descida do módulo lunar, mas sem completar o pouso. O objetivo era testar todo o sistema para verificar se funcionava a contento.

Apollo 11, em 16/07/1969
Pela primeira vez o homem piso na Lua em 20 de julho. Os autores da façanha foram Buzz Aldrin e Neil Armstrong.

Apollo 13, em 11/04/1970
A espaçonave deveria pousar na Lua, mas a explosão de um tanque de oxigênio no segundo dia após o lançamento fez com que os astronautas James A. Lovell, John L. "Jack" Swigert e Fred W. Haise tivessem de voltar à Terra. A história foi retratada no filme Apollo 13.

Apollo 17, em 7/12/1972
Último pouso do homem na lua. Os astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt se tornam os últimos homens por os pés no satélite natural da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário