quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Anotações do comandante da Apolo 13 serão leiloadas




















(AFP/UOL) Um caderno com cálculos manuscritos feitos pelo comandante da missão Apolo 13, James Lovell, para orientar a nave danificada em seu retorno à Terra, será leiloado no fim de novembro nos Estados Unidos junto com outros objetos vinculados ao espaço.

A casa de leilões Heritage Auctions, em Dallas, Texas (sul), informou que as anotações de Lovell foram feitas horas depois de ele dizer a famosa frase, "Houston, temos um problema".

Espera-se que a caderneta, conhecida como 'Lista de verificação dos sistemas de ativação do módulo lunar', alcance os 25.000 dólares quando o leilão for concluído, em 30 de novembro.

"Há poucos objetos vinculados à exploração espacial tão sugestivos e importantes quanto este pequeno caderno", disse Michael Riley, historiador da Heritage Auctions.

"Sem estes cálculos bem sucedidos e a rápida transferência de informação de um computador para outro, a tripulação da Apolo 13 não teria sabido sua localização no espaço, o que possivelmente faria com que a já desafortunada missão tivesse um final diferente", acrescentou.

Lovell "manteve este caderno em sua coleção pessoal durante 41 anos e sente que é hora de entregá-lo a outra pessoa", disse Riley.

A Apolo 13, sétima missão tripulada do programa Apolo, dos Estados Unidos, lançada em 1970, foi uma odisseia espacial que se aproximou da catástrofe, após a ruptura de um tanque de oxigênio que fez cair drasticamente as reservas de oxigênio, água e energia da tripulação.

Para sobreviver, os astronautas se instalaram em um módulo lunar de emergência e para voltar tiveram que fazer uma rota alternativa, sem poder pousar na Lua.

A aventura rendeu um filme, "Apollo 13", sucesso de bilheteria de 1995, protagonizado por Tom Hanks.

Outros itens do leilão incluem uma jaqueta que pertenceu ao astronauta John Young e um diário manuscrito da missão Apolo 11, do cientista Charles Pellegrino.

O caderno de 70 páginas de Lovell tem várias anotações a caneta em diferentes partes e alguns cálculos a lápis em duas páginas internas.
----
Matérias similares na Veja, Yahoo e Terra
----
E mais:
Nasa retoma motor de foguete oferecido na internet (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário