terça-feira, 13 de março de 2012

A Descoberta de Urano


(Fundação Planetário) Friedrich Wilhelm Herschel (1738-1822) cresceu em Hanover, e foi para a Inglaterra como um refugiado em 1757, após a Guerra dos Sete Anos, onde ficou conhecido como William Herschel. Na Inglaterra, ganhava a vida como organista e professor de música, até ser contratado como organista principal em uma popular capela em Bath, o que lhe rendeu segurança financeira e a oportunidade de ampliar seus interesses, especialmente como astrônomo amador autodidata.

Começou construindo telescópios refletores grandes o bastante para observar objetos celestes distantes e débeis, como parte de seu projeto de estudar o Universo em grande escala. No dia 13 de março de 1781, observando estrelas na constelação de Gêmeos, viu um objeto cuja natureza chamou sua atenção, e descreveu o curioso astro como uma estrela nebulosa, ou talvez um cometa.

Se o objeto pertencesse ao Sistema Solar, estaria se movendo em relação ao fundo de estrelas fixas. Observou então o objeto quatro dias depois, e constatou o movimento deste. A notícia chegou aos ouvidos de alguns astrônomos profissionais, que observaram o objeto e concluíram que se tratava de um novo planeta, o primeiro descoberto desde a antiguidade. Após muitas discussões a respeito do nome que deveria ser dado ao novo planeta, optou-se por Urano.

A descoberta de Urano deu a Herschel a oportunidade de persuadir o rei a lhe dar uma pensão vitalícia, de forma que ele pudesse se dedicar integralmente à astronomia pelo resto de sua vida.

Graças ao organista e então astrônomo amador Herschel, hoje comemoramos o aniversário da descoberta de Urano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário