sexta-feira, 13 de abril de 2012

Houston, we have a problem

(Fundação Planetário) Dia 13 de abril de 1970, com a frase “Houston, we have a problem” (em poruguês: “Houston, temos um problema!”), o centro de controle de missões espaciais da NASA transformou-se em um centro de controle de crise. Após 55h55min de voo da missão lunar Apollo 13 (a nave foi lançada às 13h13min13s do dia 11 de abril) um forte abalo foi sentido pela tripulação. Momentos de tensão e a constatação: uma explosão no Módulo de Serviço iria impossibilitar o pouso em solo lunar.

Estando em um ponto da órbita impossível de retornar, sem que fosse utilizada uma quantidade enorme de energia, a solução seria dar uma volta ao redor da Lua. Os estoques de energia para manutenção, oxigênio e água não eram empecilho, uma vez que tinham em quantidade suficiente. O maior problema era quanto à filtragem do dióxido de carbono no Módulo de Pouso Aquarius, o salva-vidas da tripulação. Os filtros sobressalentes do Módulo de Comando Odissey tinham formatos diferentes e foi necessária a ajuda dos engenheiros em terra para desenvolver uma adaptação com o mínimo de recursos disponíveis.

Com o problema principal resolvido, agora seria possível voltar para a Terra. Lutavam “apenas” com a falta de espaço na Aquarius, racionamento de água e uma temperatura interna de 5º C, além do receio do motor não religar quando fosse necessário para escapar da força gravitacional da Lua e para a reentrada.

Às 13h43min do dia 17 de abril de 1970: “Adeus, Aquarius. E muito obrigado!”. Era a despedida do módulo lunar após o retorno ao módulo de comando e a sua liberação no espaço; 24 minutos depois, pousaram próximo à Ilha Samoa, no Oceano Pacífico.

Durante quatro dias, milhões de norte-americanos e pessoas de vários países acompanharam a luta para trazer de volta os três astronautas com vida. Dois meses depois, após uma exaustiva análise, concluiu-se que uma mudança na voltagem dos suprimentos de energia, sem um reforço na ventoinha de resfriamento, causou um superaquecimento no tanque de oxigênio do Módulo de Serviço e a consequente explosão.

Muitos creditaram os problemas aos sucessivos números 13... grande bobagem.
----
E mais:
Apollo 13: há 42 anos, explosão no espaço interrompia missão (Terra), com fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário