quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Da Guerra Fria à cooperação: Corrida Espacial completa 55 anos

(Terra) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo se viu polarizado entre as duas potências aliadas: de um lado os Estados Unidos, capitalistas, e de outro a União Soviética, socialista. Assim, antagonizada por esses sistemas econômicos, começava a Guerra Fria, um período de tensão entre dois gigantes que nunca chegaram a se atacar.

A faceta mais célebre dessa disputa começou há 55 anos, quando os russos lançaram ao espaço o satélite Sputnik, em 4 de outubro de 1957. No mês seguinte, a cadela russa Laika foi o primeiro terráqueo a viajar ao espaço. Em 1958, surgiu a Nasa e, a partir daí, a contenda só se intensificou - Yuri Gagarin de um lado, Neil Armstrong de outro - até a dissolução do bloco soviético.

O gigantesco salto para a humanidade, que chegou à Lua em 1969, colocou os EUA em uma liderança inconteste nessa briga pelo domínio do espaço. Mesmo com o fim da Corrida Espacial, no entanto, o ser humano ainda está longe de ter alcançado todas as suas metas extraterrestres. A corrida agora, para levar o homem a Marte e sondas além da heliosfera, ganhou caráter pacífico e nova concorrência: as potências asiáticas.
----
Matéria com infográfico aqui
----
E mais:
Parabéns Sputnik (AstroPT)
.
“Já estão bilhetes à venda para excursão à Lua com uma breve paragem no satélite no regresso” (AstroPT)
----

(Denis Zoqbi - CASP)

Os russos lançavam na noite de 04 de Outubro, madrugada em todo o Ocidente, um artefato que revolucionaria o mundo e traria à tona a realidade proposta do Arthur Clarke, de que o mundo e as comunicações poderiam ser integrados por meio de equipamentos que seria colocados em órbita da Terra, igual os satélites dos planetas. Nascia o Satélite, Sputnik em russo:





Fora a conquista, o mais bacana naquele momento, é que os países aliados ficaram perplexos com o ocorrido, jamais ninguém pensou em construir tamanho artefato, a além de pegar os americanos de calças nas mãos, outros países se sentiram menosprezados por ser aliados soviéticos e também não saber da história.

No video abaixo, os técnicos dos laboratórios da Philips Heindhoven (Holanda) comentam como eles acham que o equioamento funciona, inclusive como seria a antena que capta estes sinais. Percebam que aparece uma antena coletora com a cara da boca de sucção de um aspirador de pó, porque deveria ser a única imagem que eles tinham na hora:



Aqui, os norte americanos anunciam ao público que os soviéticos lançaram um artefato e queriam que as pessoas comentassem o que achavam do feito (claro que era sempre para falar mal, muito mal ) Participação do futuro astronauta do Programa Apollo John Glenn:




Outro momento bacana: desesperados e com o orgulho extremamente ferido, os norte-maericanos começam a reportar grandes projetos de conquista espaxcial, dos quais uns 90% falharam. Dezenas de foguestes jamais saíram do chão e outros explodiram assim que lançados. Trabalhando para levar o homem ao espaço, são surpreendidos novamente ao saber que um russo entrou em òrbita em 12 de Abril de 61:

Nenhum comentário:

Postar um comentário