Newton é um dos nomes mais importantes da ciência
(Terra) Nascido quase um anos depois da morte de Galileu Galilei, considerado um dos "gigantes" da história da ciência, Isaac Newton revolucionou campos como a matemática, óptica, física e astronomia e é hoje muitas vezes considerado o "maior cientista de todos os tempos". “Se vi mais longe, foi por estar de pé sobre os ombros de gigantes”, disse certa vez o britânico, certamente se referindo também ao trabalho do italiano. Newton, por sua vez, é considerado o pai da física moderna e serviu de influência para cientistas como Albert Einstein. Isaac Newton morreu há 286 anos, no dia 20 de março de 1727.
Newton descobriu a lei da gravitação universal - relatada no famoso "episódio da maça", quando ele teria observado a queda da fruta (ou, em outras histórias, sido atingido na cabeça por ela) e então começasse a investigar a força da gravidade. Suas descobertas foram publicadas no livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, de 1687, que, além da gravitação universal, também descreveu as três leis de Newton: inércia, dinâmica, ação e reação, conceitos fundamentais na física moderna.
O cientista possibilitou uma compreensão mais racional do planeta. “Newton permitiu que a civilização fizesse a transição de ver a natureza como um lugar místico, além da compreensão da mente humana, para um lugar conhecido, em que podemos usar as leis da física para prever o comportamento da própria natureza”, enfatizou o famoso astrofísico Neil deGrasse Tyson em entrevista ao Terra. Segundo Tyson, a revolução industrial não teria sido possível sem essa transição.
Newton teve seu trabalho mais reconhecido na sociedade do que outros cientistas, como Johannes Kepler (outro "gigante"). Isaac Newton faleceu na noite de 20 de março de 1727 (31 de março no calendário atual), devido a problemas renais. Newton viveu sozinho, sem nunca ter casado ou mantido relacionamento amoroso sério. O cientista foi enterrado na Abadia de Westminster, ao lado de outros grandes nomes do Reino Unido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário