sexta-feira, 24 de maio de 2013

Almoço dos primeiros astronautas era pasta gelatinosa feita de algas



(Folha) "A Terra é azul" foi umas das frases do astronauta Yuri Gagarin ao avistar do Espaço Cósmico, a Terra.

O ano era o de 1961. A façanha do russo Gagarin durou menos de duas horas. Depois foi a vez do norte-americano Shepard, que avistou a Terra a 160 km de altitude. O capitão Grissom foi além: com sua nave espacial subiu a 285 km de altura.

Sucedendo esta "corrida ao espaço", foi a vez de Titov, que deu 17 voltas ao redor da Terra. No percurso almoçou uma pasta gelatinosa de extrato de algas.

Entre 1962 e 1964, mais oito pilotos percorreram o espaço cósmico. Quatro norte-americanos e quatro russos, entre estes uma mulher: Glenn, Carpenter, Nikolayev, Popvitch, Schirra, Cooper, Bykowky, Valentina Tereshkova.

A conquista do espaço começa em 1957, quando a União Soviética lançou os dois primeiros satélites artificiais da Terra, os "Sputniks". Depois, foi a vez dos Estados Unidos lançar os artefatos das séries Vanguard e Pioneer, que foram úteis às descobertas científicas.

O ano de 1959 foi marcado pela grande exploração científica. Em 1960, tiveram início os preparativos finais para o voo cósmico do homem e, em 1969, três astronautas norte-americanos, Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, a bordo do Apolo 11, desceram na Lua.

Em 20 de julho de 1969, Armstrong mantém o pé direito no último degrau do Módulo Lunar e experimenta com o pé esquerdo o local, para saber com segurança onde vai pisar.

Em seguida, visto pelo mundo inteiro através de imagens de TV captadas por satélite, pisa o solo lunar. Seu traje espacial o protege da rigorosa temperatura e das tormentas radiativas provenientes do Sol.

Em seguida, é a vez de Aldrin, que o auxilia na instalação de equipamentos científicos. Com ferramentas geológicas, eles retiram uma coleção de rochas e amostras de materiais que foram depois pesquisadas pelos cientistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário