segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Há 83 anos, nascia Neil Armstrong, 1º ser humano a pisar na Lua


(Terra) Um herói reservado. O primeiro ser humano a pisar em solo extraterrestre, Neil Armstrong parou o mundo, que o viu descer na Lua em 20 de julho de 1969. Mas ele não tomou gosto pela fama e decidiu viver longe dos holofotes - o máximo que pôde. Há 83 anos, nascia esse americano que não queria ser um ídolo, mas virou mesmo assim.

O astronauta nasceu em Wapakoneta, no Estado de Ohio, em 1930. Apaixonado pela aviação, deixou a faculdade em 1950 para lutar na Guerra da Coreia. Na luta, participou de 78 combates aéreos.

Após o conflito, começou a trabalhar como piloto de teste, levando a aeronave X-15 - um misto de avião e foguete - ao limite com o espaço. Foi um dos primeiros astronautas civis e participou do programa Gemini, da Nasa.

Em 16 de julho de 1969, Armstrong deixava a Terra a bordo de um gigantesco foguete Saturn V (o maior já construído pelo ser humano) ao lado dos também americanos Buzz Aldrin e Mike Collins. No dia 20 do mesmo mês, Armstrong anunciava: "A águia pousou". Pouco depois, pisava no nosso satélite natural ao lado de Aldrin. Collins ficou em um módulo em órbita.

Armstrong, depois de sair da Nasa, decidiu viver uma vida reclusa, com poucas aparições públicas. Em 25 de agosto de 2012, o astronauta, que tinha feito uma cirurgia para desobstruir artérias no início daquele mês, morreu de complicações do problema cardíaco. "Um dos maiores heróis americanos - não apendas deste, mas de todos os tempos", disse na época o presidente Barack Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário