quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

25 de dezembro: Aniversário de Isaac Newton. Ou não.

(Fundação Planetário) Outro dia me deparei com o seguinte post na timeline de um amigo meu: “25 de dezembro, aniversario de uma das mais influentes figuras que o mundo ja conheceu. Sir Isaac Newton”. Eu o conheço o suficiente para dizer que (1) Ele estava sendo sincero; (2) Ele queria criar polêmica. (Afinal de contas, porque postar isso em pleno dia de Natal?)

Fato é que ele não está errado. Newton é sim uma das figuras mais influentes que já existiu. E sim, ele nasceu no dia 25 de dezembro. Ou não.

Em dezembro de 1642, ano em que Newton nasceu, a Inglaterra vivia sob o Calendário Juliano, implementado por Júlio César no ano em que tomou o poder para si, em Roma. Portugal, país católico, e suas colônias (nós, por exemplo) já haviam adotado o novo Calendário Gregoriano, instituído pelo Papa Gregório XIII, em 1582.

Como este último é um refinamento do primeiro, eles são bastante parecidos e podem trazer confusão aos menos atentos. Quando foi criado, o Calendário Gregoriano “saltou” dez dias rumo ao “futuro”, de modo que depois do dia 4 de outubro de 1582, veio o dia 15 de outubro de 1582! Mas quem não adotou este novo calendário, marcou o novo dia como dia 5 de outubro de 1582. Ou seja, foi criada uma defasagem de 10 dias entre o Calendário Juliano e o Gregoriano.

Quando Newton nasceu, os calendários ingleses marcavam o dia 25 de dezembro de 1642. Mas, no Brasil, os calendários marcavam 4 de janeiro de 1643! E como a regra do ano bissexto é ligeiramente diferente entre estes dois calendários, a defasagem aumentou e hoje já está em 13 dias.

Afinal, em que dia Newton nasceu, então? Meu amigo que escreveu o post original encerra a questão de forma simples e direta: “vale o calendário de origem”. E nisso ele está certíssimo também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário