segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Memórias de um caçador de estrelas

"Rubens de Azevedo foi o primeiro na luta pela implantação de um planetário no Ceará "



(Dermeval Carneiro - O Povo) Caro leitor, o dia 26 de fevereiro se aproxima e é nessa data que se comemora o aniversário de fundação da primeira associação de amadores de Astronomia do Brasil – A Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), fundada por Rubens de Azevedo em 26 de fevereiro de 1947. Portanto, não poderíamos deixar de prestar essa justa homenagem ao pioneirismo de Rubens de Azevedo. Para ver imagens e ler mais sobre essa história acesse: www.sbaa.com.br.

O pioneirismo do mestre Rubens não fica só na fundação da SBAA. Em 1948, fundou - juntamente com seu pai, o poeta e pintor Otacílio de Azevedo, e o amigo Beni Maciel da Silveira - o primeiro observatório popular do Ceará – Observatório Popular Flamarion. Ainda em 1948, desenhou o primeiro mapa lunar brasileiro com 80 centímetros de diâmetro, que se encontra no Museu Nacional de Astronomia no Rio de Janeiro.

Rubens era um estudioso da Selenografia (parte da Astronomia que estuda os aspectos físicos da Lua). Em São Paulo, fundou a Sociedade Brasileira de Selenografia. Durante um eclipse lunar, descobriu uma vale na Lua, cuja existência foi confirmada por observatórios chilenos os quais, à época, sugeriram à União Astronômica Internacional a atribuição do nome “Vale Azevedo”.

Em sua observação da Lua, Rubens também descobriu um fenômeno Lunar, chamado de TLP (Transient Lunar Phenomena), que foi confirmado pelo astronauta americano Edwin Aldrin, quando em órbita lunar em julho de 1969.

Esse apaixonado “Caçador de Estrelas” fundou o Observatório Astronômico da Paraíba, onde participou durante seis anos como membro ativo do Lunar International Observers Network, criado pela Nasa para assessorar as missões Apolo.

No âmbito de planetários, Rubens também confirmou seu pioneirismo, foi o primeiro na luta pela implantação de um planetário no Ceará. Após várias tentativas frustradas, ele destaca em seu livro “Memórias de im Caçador de Estrelas”(publicação UFC-1996):

“Desisti e pendurei as chuteiras, no que concerne a planetários. Tratei de afiar os pincéis e voltei para a pintura... Eis que surge, agora, nova oportunidade. Desta vez, o planetário foi alvo do interesse do governador Ciro Gomes, homem jovem, esclarecido para a cultura e o turismo. Tiveram início as negociações e prestei minha colaboração, embora distante, pois já não tenho o mesmo gás. O jovem professor Dermeval Carneiro, atual presidente da ‘minha’ SBAA, vai tomar conta de tudo. Pode ser que, desta vez, o sonho dos astrônomos cearenses, que teve início ainda nos idos de 1947, se torne realidade.”

E, enfim, aconteceu. Inauguramos o planetário Rubens de Azevedo no dia 28 de abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário