quarta-feira, 30 de abril de 2014

Telescópio Hubble completa 24 anos no espaço


(O Guardador de Estrelas) A atmosfera terrestre sempre representou um obstáculo para a observação astronômica, e a ideia de colocarmos um telescópio em órbita da Terra, permanentemente livre das distorções que a atmosfera causa na luz dos astros e de quaisquer fenômenos meteorológicos, era mais um daqueles sonhos “impossíveis” que alguns humanos insistem sonhar.

É difícil dizer quem exatamente foi o pai da ideia, mas os engenheiros e fusólogos alemães e russos já previam que poderiam ir à Lua ou levar qualquer coisa para o espaço com os seus foguetes, desde os tempos em que se reuniam em clubes de aficionados no assunto para montar pequenos protótipos e lançá-los das zonais rurais de suas cidades, no início do século 20.

Nos Estados Unidos, um dos pioneiros foi o professor Robert Goddard (1882 – 1945), que já em 1919 publicou “Um método para atingir altitudes extremas”. Entretanto, no início do século 20 o interesse pela propulsão a jato não foi tão popular nos Estados Unidos, como era na Europa, especialmente na Alemanha e na Rússia, onde pioneiros como o russo Konstantin Tsiolkovski (1857 – 1935) e o alemão Hermann Oberth (1894 – 1989) alcançaram resultados com maior repercussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário