segunda-feira, 19 de maio de 2014

Morre primeiro astronauta holandês que viajou ao espaço

(Efe/Terra) O astronauta Wubbo Ockels, primeiro holandês que viajou ao espaço, morreu neste domingo aos 68 anos em decorrência de um câncer de rim.

"A Holanda não só perde seu primeiro astronauta no espaço, mas também um pioneiro do pensamento inovador e sustentável", afirmou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, em declarações ao jornal "Volkskrant".

Ockels, que além de astronauta foi professor, piloto e cientista, ainda trabalhava para a Universidade Técnica de Delft.

Durante uma visita a Madri em 2003, explicou em entrevista à Agência Efe que sua carreira começou após responder a um anúncio na imprensa da Agência Espacial Europeia em busca de tripulantes para suas futuras missões.

"Acabava de terminar, em 1977, o doutorado em Física Nuclear. Vi o anúncio, no qual ofertavam três lugares de astronauta, e haviam dois mil candidatos. Após um ano de provas, consegui o posto, embora ainda demoraria vários anos para viajar ao espaço", explicou Ockels.

O momento chegou em 30 de outubro de 1985, quando a Nasa, com ajuda da nave Challenger, pôs em órbita o laboratório espacial europeu Spacelab, missão que foi designada com o nome D-1.
----
Matéria similar no G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário