quinta-feira, 22 de maio de 2014

Nasa celebra aniversário de 53 anos da primeira nave espacial lançada

No dia 05 de maio de 1961, Alan Shepard foi o primeiro americano a ser enviado para o espaço


(R7) Há 53 anos atrás, Alan Shepard Jr. se tornou o primeiro americano a ser enviado para o espaço.

O grande evento acabou sendo ofuscado pela União Soviética, já que o russo Yuri Gagarin foi o primeiro humano a viajar para o espaço, aproximadamente um mês antes do estadounidense.

A viagem de Shepard foi resultado de cinco décadas de pesquisas realizadas pela Nasa (Agência Espacial Americana), que, incessantemente, buscava explorar os terrenos da Lua e de Marte.

Shepard tripulou na cápsula Freedom 7 Mercury. Depois do lançamento bem sucedido, a Agência começou a trabalhar em mais projetos para missões tripuladas no espaço.

A cápsula fazia parte do Projeto Mercury, plano ambicioso da Nasa para testar vários aspectos de exploração espacial pela primeira vez.

Um dos objetivos do programa era "vencer" os soviéticos na chamada "corrida espacial", característica do momento histórico que o mundo vivia na época, a Guerra Fria (1947 - 1991).

O vôo de Shepard durou pouco mais que 15 minutos. O americano não conseguiu dar uma volta inteira na órbita da Terra, como seu "concorrente" Gagarin o fez, mas Shepard foi o primeiro humano a realmente pilotar uma nave espacial, já que a do russo era automatizada.

Diferente de Gagarin, Shepard não foi ejetado de sua cápsula em seu retorno à Terra, portanto o americano é considerado como o primeiro homem a completar um vôo espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário