quinta-feira, 16 de julho de 2009

Missões espaciais mataram ao menos 21 astronautas; veja cronologia

(Folha) As grandes conquistas espaciais não foram atingidas sem deixar sequelas. Esse tipo de trabalho envolve riscos consideráveis, tanto durante as missões em si quanto nos testes --ao menos 21 astronautas e dezenas de técnicos morreram em serviço. Só os acidentes com os ônibus espaciais Challenger, em 1986, e Columbia, em 2003, mataram 14 astronautas.

Veja abaixo a cronologia dessas tragédias, levando em conta apenas acidentes com naves e ônibus espaciais.

Ônibus espacial Challenger explode 73 segundos após deixar o Kennedy Space Center, na Flórida



27 de janeiro de 1967
Durante testes com a nave Apollo 1, da Nasa (agência espacial dos EUA), já na plataforma de lançamento na Flórida, houve um incêndio no interior do veículo espacial, matando três astronautas: Gus Grissom, Edward H. White e Roger B. Chafee.

Eles estavam treinandos para a primeira missão tripulada do programa Apollo, que deveria começar em 21 de fevereiro daquele ano. Problemas na cápsula, especialmente de comunicação, fizeram com que os testes fossem interrompidos várias vezes na tarde daquele dia. "Fogo, sinto cheiro de fogo", afirmou, às 18h31 no horário local, um dos astronautas, provavelmente Chaffee. Dois segundos depois White foi ouvindo dizer: "Fogo no cockpit".

Levou cinco minutos até que os técnicos conseguissem abrir a cabine, mas os astronautas foram encontrados mortos, devido à fumaça e queimaduras. Investigações indicaram que a causa mais provável do acidente foi uma faísca gerada por um curto circuito próximo a um grupo de fios que ficava próximo ao banco de Grissom.

24 de abril de 1967
O cosmonauta russo Vladimir Komarov foi o primeiro homem morto no espaço. A nave soviética Soyuz 1 caiu depois de um voo cheio de problemas, que durou 26 horas e 40 minutos.

Depois do lançamento, apenas um dos painéis solares se abriu, reduzindo o fornecimento de energia e o funcionamento de alguns instrumentos da cápsula. No final da missão, a Soyuz conseguiu reentrar na atmosfera terrestre, mas os paraquedas se emaranharam, fazendo com que a nave colidisse com o chão a 320 km/h, matando Komarov.

29 de junho de 1971
Os cosmonautas Gueorgui Dobrovolsky, Vladimir Volkov e Viktor Patsaiev, tripulantes da nave Soyuz 11, morrem em razão de uma despressurização no módulo, durante o pouso na Terra.

Cosmonautas da Soyuz 11, vítima de despressurização no módulo, durante o pouso; válvula aberta fez com que o oxigênio escapasse



A Soyuz 11 havia sido lançada em 6 de junho de 1971 rumo à Salyut 1, a primeira estação espacial colocada em órbita --esses cosmonautas foram os primeiros a ocupar o complexo. Na volta para a terra, uma válvula aberta fez com que o oxigênio disponível para a tripulação escapasse. Dobrovolsky, Volkov e Patsaiev foram encontrados mortos quando o módulo pousou.

O curioso é que não seriam esses os cosmonautas que cumpririam a missão --eles faziam parte da equipe reserva. Entretanto, antes do lançamento, um dos tripulantes teve suspeita de tuberculose, fazendo com que toda a equipe fosse trocada.

28 de janeiro de 1986
O ônibus espacial norte-americano Challenger explode 73 segundos após ser lançado de Cabo Canaveral, na Flórida, matando sete tripulantes --entre eles a professora Christa McAuliffe, que tinha sido encarregada de dar a seus alunos uma aula sobre o que ela iria ver no espaço.

Também estavam abordo do veículo Francis R. "Dick' Scobee (comandante), Michael J. Smith, Ellison S. Onizuka, Judith A. Resnick, Ronald E. McNair e Gregory B. Jarvis. O acidente, transmitido ao vivo pela TV, ocorreu na 25ª missão de um ônibus espacial, após vários dias de adiamento. Um vazamento de combustível no foguete de propulsão do ônibus espacial causou a explosão da nave. O programa de ônibus espaciais foi interrompido durante as investigações e sofreu mudanças drásticas após o acidente.

1º de fevereiro de 2003
O Columbia, ônibus espacial da Nasa (agência espacial dos EUA), com sete astronautas a bordo, se desintegra ao reentrar na atmosfera terrestre, após uma missão de 16 dias. A investigação da catástrofe determinou que pedaços da espuma isolante que se soltaram do tanque exterior de combustível durante o lançamento atingiram a cobertura térmica da nave. O fato causou rachaduras, por onde vazaram gases ígneos, que acabaram por causar a explosão.


Equipe do Columbia, que se desintegrou durante a reentrada na atmosfera



Como resultado desse acidente, os outros três membros da frota de naves --o Discovery, Atlantis e Endeavour-- foram submetidos a uma série de modificações para reforçar a segurança. A Nasa só voltou a lançar um ônibus espacial em 2005.

Segundo o relatório da comissão independente que investigou o caso, o acidente foi consequência da política protecionista da Nasa e sua relutância em lidar com questões de segurança.

Engenheiros da Nasa notaram o defeito e pediram investigações antes do retorno do Columbia, mas não obtiveram resposta da administração da agência.

Estavam a bordo da nave Rick D. Husband (comandante), Willie McCool, Michael P. Anderson, David M. Brown, Kalpana Chawla, Laurel Blair Salton Clark e Ilan Ramon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário