domingo, 28 de março de 2010

Copérnico é o pai da Geologia

Estudo publicado na «Geology» atribui ciência ao astrónomo polaco

Copérnico foi o primeiro a pensar na Terra como planeta


(Ciência Hoje - Portugal) A história da Terra é longa, mas “muitos geólogos pensam na Geologia como uma ciência jovem que surgiu por volta de 1800, dois séculos após a Revolução Copérnica, em astronomia e física, é que se eleva a ciência moderna”. Dois investigadores, um português (Henrique Leitão)e um norte-americano, atribuem agora o início da viagem da Geologia como ciência a Copérnico, há mais de 500 anos, num estudo publicado na revista «Geology» – que já tem ecoado em vários meios de comunicação internacionais.

Ficou registado que a palavra foi usada pela primeira vez pelo naturalista italiano Ulisses Aldrovandi (século XVI), que se interessava especialmente por botânica, zoologia e Geologia – aparentemente, quem deteve a “invenção” ou que escreveu pela primeira vez o nome –, sendo introduzida de forma definitiva por Horace-Bénédict de Saussure em 1779 (século XVIII).

Henrique Leitão, cientista da Universidade de Lisboa e co-autor do artigo, referiu ao «Ciência Hoje» que a Teoria heliocêntrica de Copérnico deveria chamar-se ‘Terraplanetarismo’. “Copérnico fala muito mais da Terra do que do Sol e até ele ninguém pensava nela como um planeta – esta é a primeira ideia da Geologia", continuou o geólogo.

A nova interpretação sobre a Revolução Copérnica surgiu como uma curiosidade em tentar saber quando e como apareceu a Geologia. “Quem estudou a história da Ciência sabe que Nicolaus Copernicus, em 1543, pôs o Sol no centro do universo e remeteu à Terra apenas o papel de planeta (…). Mas ao que ele se referia era a algo diferente e profundamente geológico”, como refere o outro autor, Walter Alvarez, da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), no seu blog.

“Este é um argumento importante e com bastante repercussão. Em Copérnico, denota-se imenso o interesse pela história da Geologia”, afirmou ainda o investigador português. E acrescentou: "Em termos práticos, uma das consequências do estudo foi mostrar que a história da Geologia como ciência é anterior ao século XVIII, ou seja, o copernicianismo (século XVI) foi um marco importante e outra é relembrar que a revolução científica está relacionada com a reflexão sobre a Terra".

Segundo Alvarez, as Ciências da Terra, incluem tanto a geologia como as marinhas e da atmosfera; portanto, começaram muito antes do que aquilo que está registado, e ainda inclui viagens dos descobrimento pelos Português em 1500.



Henrique Leitão


"As Ciências da Terra precisam de ser levadas muito a sério, se queremos continuar a ter um planeta habitável", concluiu o docente da Califórnia. Por isso, a dupla de investigadores tem em preparação um novo estudo sobre esta questão e outras ideias fundamentais da Geologia (antes do século XVIII).

----




Walter Alvarez
É docente no departamento de Ciências Planetárias da Universidade da Califórnia, em Berkeley e um dos cientistas mais reconhecidos a nível mundial. A teoria de que os dinossauros foram extintos por um meteorito foi desenvolvida por ele em conjunto com o seu pai (Nobel de Física em 1968).

O impacto do meteorito explicaria a anomalia de irídio, no período geológico conhecido como Extinção K-T. Dez anos depois, a descoberta de uma grande cratera, denominada Chicxulub no México, deu força à teoria, ajudando a corroborar que o impacto estaria relacionado com a extinção dos dinossauros.

O geólogo, doutorado em Princeton, foi galardoado com a medalha Penrose (a maior distinção da Geological Society of America) e recebeu ainda o prémio Vetlesen, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário