terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Acidente com o ônibus espacial Columbia completa oito anos nesta terça (1º)


(UOL) A Nasa (agência espacial americana) relembra nesta terça-feira (1º) a morte de sete astronautas do ônibus espacial Columbia, que se desintegrou há oito anos, em uma manhã de sábado, sobre os Estados Unidos enquanto preparava-se para pousar.

Destroços da nave caíram no Estado do Texas, após a agência perder o contato com os astronautas às 14h (12h em Brasília), 16 minutos antes do horário programado para sua aterrissagem no cabo Canaveral, na Flórida.

A tripulação era formada por seis norte-americanos e um israelense, que passaram 16 dias na órbita terrestre para executar 80 experiências.

O Columbia era o mais antigo ônibus espacial americano em operação, tendo sido lançado pela primeira vez em 12 de abril de 1981.

O relatório indicou que o acidente foi resultado de um defeito na asa esquerda da nave. A falha teria sido provocada pela perda do isolamento de espuma do tanque externo do ônibus 81 segundos depois do lançamento. O problema permitiu que gás superaquecido atingisse a parte interna do revestimento de alumínio do ônibus enquanto reingressava na atmosfera terrestre.

A Nasa irá aposentar sua frota de ônibus espaciais no meio deste ano.
----
Galeria de fotos aqui
----
Matéria similar no Cienctec

Nenhum comentário:

Postar um comentário