quinta-feira, 7 de julho de 2011

Imagens contam 30 anos de história do programa de ônibus espacial da Nasa


(BBC / Folha) O lançamento do ônibus espacial Atlantis, previsto para esta sexta-feira (8), marcará o fim do programa de 30 anos de ônibus espaciais da Nasa (a agência espacial americana).

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ter orgulho do programa de ônibus espaciais, mas afirmou que é hora de a Nasa olhar para a frente, a fim de se concentrar na exploração de Marte e possivelmente enviar uma missão tripulada ao Planeta Vermelho.

O programa espacial passou a ser considerado pelas autoridades americanas como dispendioso e pouco prático, tendo custado um total de US$ 196 bilhões ao longo de três décadas.

A partir de agora, os astronautas americanos dependerão da ''carona'' dos antigos rivais russos, que os transportarão para a Estação Espacial Internacional a bordo de foguetes Soyuz.

Quando o Atlantis retornar de sua jornada final, o ônibus espacial se tornará uma peça de museu no Centro Espacial Kennedy, no Estado americano da Flórida, e os ônibus espacias anteriores (Enterprise, Discovery e Endeavour) serão enviados para outros museus nos Estados Unidos.

O primeiro ônibus espacial, o Columbia, foi lançado em 12 de abril de 1981. Entre os mais destacados feitos da missão de ônibus espaciais estão ter colocado o telescópio Hubble em órbita, em 1990, e o envio em 1998 do mais idoso astronauta, John Glenn, que participou da missão com 77 anos (ele já havia sido o primeiro americano em órbita).
----
Acesse a galeria aqui
----
Matérias similares no iG (com fotos) e Veja (com fotos)
----
E mais:
Naves da Nasa são aposentadas após 30 anos e mais de 130 missões (Efe/Terra), com matéria similar no Estadão
.
As grandes etapas do programa espacial americano (AFP/JB)
.
Análise: o legado dos ônibus espaciais (iG)
.
Veja retrospectiva dos trinta anos do projeto de ônibus espaciais (iG)
.
Trinta Anos Dourados (Ethevaldo Siqueira - Estadão)
.
Fotogaleria: 30 anos de vaivéns espaciais (Público - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário