quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Kodak registrou chegada do homem na Lua

(Folha) George Eastman, que deixou a escola em Nova York, fundou a Kodak em 1880 e começou a fazer chapas fotográficas. Para levar o negócio adiante, comprou um equipamento de segunda mão por US$ 125.

Oito anos depois, a companhia registrou a marca Kodak e lançou a câmera de mão e os filmes de rolo, tornando-se a maior fabricante desses produtos, com o slogan "você aperta o botão, nós fazemos o resto".

Eastman também lançou o pagamento de bônus aos empregados com base nos resultados.

Quase um século após a fundação, o astronauta Neil Armstrong usou uma câmera Kodak do tamanho de uma caixa de sapato quando se tornou o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969.

Seis anos depois da viagem de Armstrong, a Kodak inventou a câmera digital. Do tamanho de uma torradeira, a máquina era muito grande para fotógrafos amadores, cujos bolsos agora levam aparelhos de concorrentes como Canon, Casio e Nikon.

Mas, em vez de desenvolver a câmera digital, a Kodak a deixou de lado e passou anos vendo as rivais conquistando o mercado que nunca mais passaria a ter de volta. A empresa chegou a a ter cerca de 145 mil funcionários no pico de suas atividades.

Em 1994, a Kodak separou a divisão de produtos químicos, a Eastman Chemical, que se mostrou mais bem-sucedida.

A queda final da Kodak diante dos olhos dos investidores começou em setembro, quando a empresa sacou de maneira inesperada US$ 160 milhões de uma linha de crédito, levantando preocupações sobre falta de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário