segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

14 de janeiro, morre o astrónomo que descobriu o cometa Halley

Edmond Halley nasceu em Haggerston, a 8 de novembro de 1656, foi matemático e astrónomo britânico, célebre por descobrir o cometa que viria a ser batizado com o seu nome. Halley morre a 14 de janeiro de 1742 e é recordado hoje.

(PTJornal.com) Halley descobriu que os cometas eram periódicos. O astrónomo e matemático britânico previu que um cometa cruzaria o Sistema Solar, no ano de 1758. E como a sua previsão se confirmou, o cometa, descoberto em 1696, viria a ser batizado com o seu nome, como modo de homenagem.

As previsões de Edmond Halley foram feitas através do método de Newton, calculando órbitas de cometas, tendo como base astros semelhantes observados anteriormente. O britânico concluiu que esses cometas observados antes não eram novos, mas objetos que regressavam.

Em 1678, Halley produziu em criou um mapa do céu meridional e demonstrou, em 1716, que a distância entre a Terra e o Sol poderia ser calculada a partir das passagens de Mercúrio e Vénus.

O seu trabalho na ciência estendeu-se na descoberta de uma relação entre a pressão barométrica e a altura acima do nível do mar. O britânico Edmond Halley também mapeou o campo magnético superficial da Terra, e anteviu com modo muito preciso as trajetórias dos eclipses solares.

Autor de uma obra notável, não só na astrologia mas também na matemática – que serviu de base ao seu trabalho – Halley morreu a 14 de janeiro de 1742.

Nasceram a 14 de janeiro Catarina de Áustria, arquiduquesa da Áustria, princesa de Espanha e rainha de Portugal (1507), Manuel Gomes da Costa, marechal e Presidente da República Portuguesa (1863), Albert Schweitzer, teólogo, músico, filósofo e médico alemão (1875), Casimiro de Brito, escritor português (1938), Faye Dunaway, atriz norte-americana (1941), Paulo Ubiratan, realizador brasileiro (1947) e Dave Grohl, ex-baterista dos Nirvana e atual líder dos Foo Fighters (1969).

Morreram neste dia Edmond Halley, astrónomo e matemático britânico (1742), George Berkeley, filósofo irlandês (1753), Maria Francisca Doroteia de Bragança, infanta portuguesa (1771), Humphrey Bogart, ator norte-americano (1957) e Donna Reed, atriz norte-americana (1986).

Nenhum comentário:

Postar um comentário