segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Origem da astronomia é mais antiga do que pensamos



(Epoch Times) Olhar para o céu e se perguntar como tudo começou e como funciona é mais antigo do que pensamos.

Hoje, o Google homenageou o polonês, astrônomo e matemático renascentista Nicolau Copérnico pelo seu 540º aniversário. A marca do cientista na ciência atual permanece até o presente, por meio de sua teoria heliocêntrica, que estabelece o Sol, ao invés da Terra, como o centro do universo.

Dentre as inúmeras teorias que formulou, a contribuição de Copérnico para a ciência atual é inegável, entretanto, quanto ainda não permanece invisível aos nossos olhos?

Apenas observando a história que conhecemos atuamente, podemos nos admirar ao lembrar da data da civilização que iniciou os estudos dos astros celestes: entre 5.000 e 1.595 a.C.

A Suméria, que existiu no continente asiático, tinha um conhecimento mais exato do sistema solar e sua localização no universo que os babilônios, que herdaram seu conhecimento posteriormente. Os sumérios entendiam os mistérios astronômicos e já sabiam que a Terra girava ao redor do Sol. Nós herdamos dos sumérios o calendário que usamos hodiernamente, segundo o website Zhengjian.

Os sumérios tinham conhecimento dos ‘spins’ da Terra, sua rotação e seu eixo. A causa da mudança gradual de 1 grau da Terra a cada 72 anos, afetando nossa referência à estrela do polo norte, já era conhecida e calculada por eles. O fenômeno é chamado de precessão. O Grande Ano – o tempo que leva antes do polo norte apontar para a mesma estrela do norte novamente - é 25.920 anos, calculados multiplicando-se os 72 anos que leva para a Terra se mover a cada grau nos 360 graus de um círculo completo. Os sumérios entendiam a precessão e sabiam a data do Grande Ano – uma extraordinária façanha, considerando o tempo de observação envolvido e os instrumentos de que eles dispunham.

Os sumérios também eram capazes de medir precisamente a distância entre estrelas. Mas como terráqueos, pessoas sem a tecnologia de hoje, poderiam aprender isso e, ainda mais misterioso, por quê? Tais mapas estelares são claramente uma necessidade para viajantes do espaço. Mas que uso os sumérios poderiam fazer disso?

O que permanece ainda hoje desconhecido transcende nossa imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário