segunda-feira, 29 de abril de 2013

Henri Poincaré, o 'último universalista', nasceu há 159 anos



(Terra) Com contribuições significativas para a física, a filosofia e, em especial, a matemática, Jules Henri Poincaré - considerado "o último universalista" - nasceu há 159 anos na França. Míope, com fraca constituição muscular, foi vítima de difteria e recebeu aulas da mãe devido à saúde frágil. Seus estudos levaram à formulação da teoria do caos, e um problema proposto por ele levou mais de um século para ser resolvido.

Poincaré se destacou em diversas áreas da ciência, e é apontado por muitas fontes como um polímata - dotado de aptidão em muitos campos do conhecimento. Nascido em 29 de abril de 1854, o francês provou ser um dos melhores estudantes em cada tópico que aprendia durante seus anos escolares. Ele foi descrito por um professor como um "monstro da matemática" e obteve diversos prêmios.

Henri Poincaré foi um cientista preocupado com muitos aspectos da matemática, da física e da filosofia. Grande parte de sua pesquisa envolveu interações entre diferentes tópicos matemáticos, e seu amplo conhecimento permitiu a ele abordar problemas de diferentes ângulos. O francês foi responsável pela conjectura de Poincaré, formulada no início do século 20 e tida como um dos mais conhecidos problemas em aberto da matemática até que foi resolvida, entre 2002 e 2003.

Conjectura de Poincaré
A conjectura de Poincaré é tão difícil que o Instituto de Matemática Clay, dos Estados Unidos, classificou-a como um dos sete Problemas do Milênio em 2000, prometendo US$ 1 milhão em recompensa para quem solucionasse algum deles. Em 2006, o matemático russo Grigory Perelman resolveu o problema, e a solução foi reconhecida como "Avanço do Ano" pela revista especializada Science. Ele recusou o prêmio em dinheiro e também a medalha Fields, chamada de "Nobel" da matemática.

Antes disso, Grigory Perelman também tinha recusado um prêmio do Congresso Europeu de Matemáticos, em 1996. A conjectura de Poincaré foi o único dos sete Problemas no Milênio solucionado até agora. Ela foi formulada em 1904 pelo matemático francês Henri Poincaré e é fundamental para se compreender formas tridimensionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário