sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Primeiro acoplamento espacial automático se deu há 47 anos


(Voz da Rússia) Os voos pilotados em direção à Lua e a Marte são os objetivos fundamentais seguidos pelas maiores potências espaciais. Quem será o primeiro – a Rússia, os EUA, a Índia ou a China? A resposta a essa pergunta poderá ser dada no futuro próximo.

Os sucessos futuros se baseiam em êxitos tecnológicos e científicos anteriores. Hoje se assinala uma das datas mais marcantes na história da Cosmonáutica. Em 30 de outubro de 1967, os cientistas soviéticos conseguiram realizar o primeiro acoplamento espacial automático entre dois engenhos não tripulados.

Dois satélites artificiais da Terra – o Kosmos-186 e o Kosmos-188, mediante um complexo especial de aparelhagem de rádio, se aproximaram um do outro, efetuaram o acoplamento automático e, depois disso, prosseguiram o voo no espaço durante 3 horas e 30 minutos. Depois, sob o sinal de comando emitido da Terra, os satélites se desacoplaram.

Tal experiência bem sucedida abriu novos horizontes para a criação de complexos espaciais de grandes dimensões. Ao cabo de dois anos, em 1969, teve lugar o primeiro acoplamento de naves espaciais pilotadas Soyuz-4 e Soyuz-5 com astronautas a bordo. Mais tarde, os acoplamentos se utilizavam para criar e abastecer as estações espaciais soviéticas Salyut, Almaz e Mir. Também se usavam nos marcos do programa lunar norte-americano Apollo.

Hoje em dia, as operações de acoplamento se tornaram habituais. O abastecimento da Estação Espacial Internacional (EEI) e a sua manutenção se realizam devido a acoplamentos regulares com os cargueiros da Rússia e dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário