(Huffington Post/The Conversation/Terra) Cães, macacos, moscas, ratos e até moscas foram "astronautas" animais ao longo da corrida espacial. Contudo, um dos animais mais próximos ao homem foi lançado ao espaço apenas duas vezes, e por franceses.
O governo da França planejou lançar o gato Félix em 18 de outubro de 1963 da Argélia. Contudo, o felino conseguiu fugir dos franceses e outro bichano teve que ser colocado em seu lugar. A gata Félicette teve menos sorte que o fujão. Ela teve o crânio aberto e eletrodos implantados para que sua atividade cerebral fosse registrada durante o voo espacial.
Destino pior ainda teve o segundo gato no espaço. Sem ter o nome registrado na história, o felino foi lançado de maneira similar a Félicette, em 24 de outubro do mesmo ano, mas foi encontrado morto dentro da cápsula.
O terceiro gato no espaço pode ser um persa. Após mandar um macaco para fora do planeta, o Irã afirmou em setembro que pretende lançar um astronauta bichano. A missão deve ocorrer em 2020, segundo a imprensa estatal.
----
E mais:
Animais no espaço (Infográfico Terra)
.
Viagens animais (Ciência Hoje das Crianças)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário