quinta-feira, 16 de julho de 2009

Veja frases e comentários sobre a chegada e a exploração da Lua

(Folha) No dia 16 de julho de 1969, às 10h32 no horário de Brasília, os Estados Unidos lançavam a nave Apollo 11, com três astronautas a bordo. O destino: a Lua. Leia abaixo frases sobre a chegada e a exploração do satélite natural.

"Lindo, lindo. Desolação magnífica"
Edwin "Buzz" Aldrin, um dos astronautas da Apollo 11, sobre a primeira visão da superfície lunar, 20 de julho de 1969

*
"É um pequeno passo para um homem, um gigantesco passo para a humanidade"
Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, 20 de julho de 1969

*
"Melhor se ele dissesse algo natural como, 'Jesus, nós estamos aqui!'"

Edmund Hillary (1919-2008), primeiro homem a chegar no cume do Monte Everest, comentando a frase de Armstrong para a edição de julho de 1969 da revista "Esquire"



Pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) posa criando obra de arte em ateliê de cerâmica na França


*
"Não significa nada para mim. Eu não tenho opinião sobre isso, e eu não ligo."


Pablo Picasso (1881-1973), em reação à primeira caminhada lunar, citado na edição de 21 de julho de 1969 no jornal "The New York Times"

*
"Esta é a semana mais grandiosa na história do mundo desde a Criação."

Richard Nixon, presidente dos EUA (1969-1974), para os integrantes da missão Apollo 11, em 24 de julho de 1969

*
"Parece apenas um conjunto variado de formas --angulosas granulares, todas as variedades de pedra... As cores --bem... as cores ainda não são muito aparentes; no entanto, algumas das pedras e rochas têm colorações interessantes. Encerrado."

"Buzz" Aldrin, na superfície lunar, 20 de julho de 1969

*
"Uau! Cara, talvez tenha sido um pequeno passo para o Neil, mas é um enorme para mim."

Charles "Pete" Conrad Jr., comandante da missão Apollo 12, 3º homem a pisar na Lua e astronauta de baixa estatura, em 19 de novembro de 1969

*
"Quando a nave pousou na Lua, eu fiquei atônito -- estupefato, como a maior parte do mundo. Não conseguia dizer uma palavra. Eu acho que tudo o que eu dizia era 'Oba!, Jesus!', nada exatamente imortal. Bom, eu era nada senão um humano."

Walter Cronkite, âncora da rede norte-americana CBS, em entrevista à revista "Esquire", em abril de 2006

*
"Al está na superfície. Foi um longo caminho, mas nós estamos aqui."

Alan Shepard, comandante da Apollo 14, 5º homem a caminhar na Lua, em 5 de fevereiro de 1971

*
"Era uma operação agradável. As temperaturas não estavam elevadas. Era muito confortável. (...) A dificuldade preliminar que nós observamos era a de que havia grandes distâncias para pouco tempo a fazer uma variedade de coisas que gostaríamos de ter feito. (...) Era o problema do menino de cinco anos em uma loja de doces. Havia coisas interessantes demais para fazer."

Neil Armstrong, descrevendo a primeira caminhada na Lua
Foguete Saturno 5 decola do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA) levando a Apollo-11 com os astronautas

Um comentário: