sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Nasa impede leilão de caderno de anotações da Apollo 13

Bloco teria sido usado por astronauta interpretado por Tom Hanks. Agência espacial americana duvida da origem do artefato.





















(G1) A agência espacial americana interrompeu o leilão de um caderno de anotações usado pelo astronauta Jim Lovell durante a Apollo 13 por duvidar da origem do artefato, informa o site de notícias Space.com.

Jim Lovell comandou a missão que ficou famosa por sofrer um acidente a caminho da Lua. Ele foi interpretado por Tom Hanks no cinema. Considerado um dos heróis do programa espacial americano, Lovell também foi parte da primeira tripulação a orbitar a Lua, a Apollo 8.

O caderno de anotações foi usado para ligar o módulo lunar Aquarius – que serviu de bote salva-vidas para o trio de astronautas após uma explosão inviabilizar o uso do módulo de comando da Apollo 13.

A casa de leilões Heritage, do Texas, planejava vender o artefato por US$ 388 mil dólares. Segundo os responsáveis pela venda, parte do apelo do objeto vem do filme estrelado por Hanks.

Segundo o Space.com, a Heritage disse que a Nasa teria afirmado que Lovell não tinha direito de possuir o caderno. A agência espacial, no entanto, disse que apenas pediu provas de propriedade do objeto.

O governo dos Estados Unidos considera todo e qualquer objeto envolvido com as missões Apollo propriedade federal, que não pode ser usada para fins lucrativos.

Jim Lovell, hoje com 83 anos, não quis comentar o caso. Em entrevista à agência de notícias Reuters antes do leilão, ele disse que encontrou o caderno ao limpar uma estante e que o teria colocado para leilão para que “alguém realmente interessado nesse pedaço de história pudesse apreciá-lo”.

A Heritage informou que o leilão está suspenso até que a Nasa se entenda com Lovell. Outros itens previstos para serem leiloados também foram colocados no cofre. Entre eles: uma placa de identificação do módulo de comando da Apollo 9, um controle do módulo lunar da Apollo 9 e uma luva usada na Apollo 14 por Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço.
----
Matéria similar no O Globo
----
E mais:
Nasa reúne veteranos das Apollo para resolver polêmica sobre relíquias (G1), com matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário