sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Após 28 anos, imagens inéditas da explosão do ônibus espacial Challenger vazam nos EUA

Fotos estavam guardadas em caixa na casa de um antigo funcionário da Nasa e foram reveladas por seu neto



(O Globo) Quem imaginava já ter visto todas as imagens possíveis da explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986, nos Estados Unidos, deve se preparar para uma grande novidade. Novas e surpreendentes fotos foram reveladas nesta semana pelo neto de um antigo funcionário da Agência Espacial Americana (Nasa).

Michael Hindes, morador de West Springfield, em Massachusetts, mexia em algumas caixas antigas de seus avós quando se deparou com a coleção de imagens do desastre, que matou todos os sete membros da tripulação e interrompeu o programa de ônibus espaciais da Nasa por 32 meses.

O avó de Hindes, Bill Rendle - morto recentemente - trabalhava como empreiteiro para a agência. Segundo seu neto revelou em entrevista à CNN, as fotos pertenciam originalmente a um amigo de Rendle que também trabalhou para a Nasa.

O acidente com a Challenger aconteceu em janeiro de 1986, 73 segundos após o lançamento. Na ocasião, a perícia indicou que a explosão foi causado por uma falha no anel de vedação do foguete propulsor direito, o que impediu o motor de impulsionar o ônibus.
----
Acervo de imagens aqui
----
Matérias similares na Galileu e AstroPT
----
E mais:
Há 28 anos, tragédia espacial do Challenger matava 7 pessoas (Terra), com matéria similar no UOL
.
Acidentes com Ônibus Espaciais (acervo UOL)
.
Sugestão de Leitura (Astropolítica)
----



Nenhum comentário:

Postar um comentário